Travessia do Oceano Atlântico a remos - ler em português em http://travessiaoceanica.blogspot.com

Tuesday 27 May 2014

As anedotas do Paraguaçú

Próximo texto: 'Inspiração sem limites'


27 Maio
7 dias atrás das autoridades (uma coisa em cada dia): o Paraguaçú ainda não está liberado para subir a terra e continua abraçado aos barcos da marinha e de pesca.
Fui ao labirintico mercado de Sucupira comprar calças e camisa. Apanhei a Iásse (Toyota Hiace) para ir à Cidade Velha (antiga Ribeira Grande) onde um grupo de simpáticas 'ancianas' e jovens, vindas em excursão da Assomada, me convidaram a pic-nicar um arroz com peixe. Pisei a rua de Banana (a primeira empedrada por europeus em toda a África), o forte de S. Filipe, as ruínas da primeira catedral construída em África, o pelourinho dos escravos...


 Fotos: jogo do ouro; forte de S. Filipe e catedral em ruínas na Cidade Velha















As anedotas do Paraguaçú:

Sapatilhas rotas a caminho do lixo: "Espera (um homem aponta para si mesmo), eu fico com elas..." Fico satisfeito que alguém aproveite coisas que nós damos por certo que já não servem a ninguém!




Restaurante português à hora de almoço: Alheira de Mirandela no menu, empregada cabo-verdiana. Pergunto do acompanhamento, batata frita, pois, mas eu queria ervilhas... Satisfaz-me o capricho?! Desaparece sem ouvir qual o capricho... volta com um caipirinha!!!


Foto: peixes voador miniatura - 4 num dia, 6 noutro... mas estes não puxam carroça!

Porto de pesca, junto ao Paraguaçú: Vários homens assistem ao meu descarregamento de comidas (algumas no limite da validade), um pede um remédio para a dor de estômago. Pode ser Brufeno, diz. Mas espera lá, digo, doi-te o estômago porquê? O que comeste? "Nada", responde. "Ah", exclamo, "então espera, toma lá um destes" - dei-lhe uma lata de feijoada - "o que tu tens é fome!" (risos)

Embaixada de Portugal, 12h00, à 3ª tentativa: "O Sr. consul não está e o oficial de ligação só vem depois das 15h00. Quer passar mais tarde?!" 
- Sim, claro!

"Manuel - Policia Fronteira 9894420": É o que diz o papel que me escreveu o informal agente que me carimbou o passaporte pela entrada em Cabo Verde, e que consegui encontrar ao 3º dia, e à 8ª tentativa. Agora, quando quiser sair do país posso chamar diretamente o Manuel!

Estado do pantilhão amovível na chegada à Praia... Vai para a 5ª reparacão!?!






2 comments: